OS 4 PASSOS FUNDAMENTAIS PARA ADMINISTRAR UMA PEQUENA EMPRESA

Ao começar um pequeno negócio, o foco principal do fundador geralmente é o conhecimento do produto/serviço prestado e do mercado de atuação. Esse primeiro passo é fundamental para a estruturação inicial do negócio, já que direciona a definição de público alvo, dos produtos/serviços prestados, os diferenciais competitivos, a precificação, a localização, etc. Mas não é o único passo que deve ser dado pelo empresário. Por isso, vamos falar de outros 3 passos fundamentais para administrar uma pequena empresa.

1. GOSTAR DE NÚMEROS

Muitos empresários se arriscam no negócio trabalhando sem olhar os números. Percebo que um dos motivos é uma espécie de “cultura do ódio à matemática” na escola. E tem outra pior: a “cultura do ódio ao dinheiro”! Costumo dizer que o dinheiro é o sangue que corre nas veias da empresa. Ela só funciona se esse fluido estiver saudável e constantemente entrando e saindo no caixa. Mais entrando do que saindo, né? Tudo, absolutamente tudo, dentro da empresa depende de números. Simplesmente porque são os cálculos matemáticos que compõem as operações de compra e venda de produtos e serviços, o pagamento de funcionários, o prazo de entrega de serviços, os juros sobre empréstimos, contas atrasadas ou investimentos, enfim. Um bom administrador de empresas não deve fugir dos números, mas sim aprender (se for o caso) a amá-los, pois são eles que o conduzem aos resultados, que é o próximo passo para administrar uma pequena empresa.

2. TER FOCO EM RESULTADO

Trabalhar dias a fio, de sol a sol, sem contato de qualidade com a família e os amigos, sem férias, sem dinheiro no banco, dedicando-se completamente às atividades do negócio… Muitos donos de pequenas empresas se veem nessa situação e acreditam que seja assim mesmo. Pois estou aqui para dizer que não é. Pelo menos não exatamente. Todo dono de empresa trabalha muito mesmo, se arrisca muito, tem dores de cabeça quase diárias para tomar decisões, planejar, executar, acompanhar, checar, ajustar tudo o que é necessário e começar tudo novamente. Mas fazer tudo isso sem gerar resultado positivo não é o objetivo de uma empresa existir. Por isso, toda atividade executada deve ter foco em gerar resultado para a empresa, para os clientes, para a sociedade, e para o empresário! Manter uma empresa funcionando somente por amor ao que faz não é sustentável e não gera benefícios à sociedade. Até organizações filantrópicas precisam ter foco em resultado pois geram riqueza. Não geram lucro, mas riqueza sim, pois atuam diante da sociedade, atendendo a uma demanda específica e mantem-se de portas abetas, recebendo novos cientes dia a dia. Portanto, o foco no resultado do negócio é um passo fundamental para administrar uma pequena empresa e mantê-la forte e saudável para agregar valor à sociedade.   

3. SABER LIDAR COM PESSOAS

Os clientes são pessoas, os fornecedores são pessoas, os colaboradores são pessoas, os sócios são pessoas, prestadores de serviços que mantêm a operação da empresa são pessoas: o contador, o cara da TI, a moça do café, o rapaz dos correios, o atendente das operadoras de cartão, e do banco. Enfim, o empresário depende 100% de pessoas para fazer o seu negócio funcionar. Mesmo se o negócio for um petshop, clínica veterinária ou especialista em paisagismo! Não tem como escapar! O empresário lida com pessoas todos os dias, e depende do bom relacionamento e da persuasão para conquistar resultados positivos no seu negócio. Por isso, treinar a empatia, a paciência e a comunicação assertiva são fundamentais para administrar uma pequena empresa. Autoconhecimento e autodesenvolvimento também são peças chave para respeitar o outro e tornar as relações mais saudáveis. Relacionamentos saudáveis geram frutos saudáveis e vendas sustentáveis.

Caso o empresário não tenha disponibilidade de seguir todos esses passos, não está tudo perdido. Ele pode ter um sócio complementar, que administre a empesa, enquanto ele toma conta da operação. Pode também contratar um administrador profissional capacitado para executar essas atividades e acompanhar mensalmente os resultados. Nesse caso, o empresário terá a função de cobrar que tudo seja feito corretamente, observar os resultados gerados e decidir sobre as ações corretivas e estratégicas a serem desenvolvidas.