Os 3 pilares financeiros da sua empresa

Você trabalha bastante, vê o dinheiro entrar, não vê ele sair, mas no final do mês, não sabe onde ele foi parar? Antes, sobrava, agora não sobra mais, o que houve?!

Para você que oferece seu suor, fazendo o melhor trabalho para o seu cliente, mas internamente não consegue controlar as finanças da sua empresa, e não tem ideia de como começar a organizar, aí vai uma super dica, que vai economizar horas de estudo pra você!

Comece se ajustando aos 3 pilares básicos da gestão financeira da pequena empresa:

1. O CAIXA
O caixa da empresa é o que representa a entrada e saída de valores, literalmente. Como se fosse um extrato bancário. Você deve saber onde estão escritos os valores de entrada e saída, para que você possa consolidar esses valores com toda a movimentação mensal. No caixa você vai controlar o prazo dos pagamentos, à vista ou à prazo. Costumo identificar o caixa como: “QUEM PAGA A CONTA” ou “QUEM RECEBE A CONTA”.

Lembrando que misturar o caixa da empresa com o caixa pessoal, não pode!

2. O PLANO DE CONTAS
Além de identificar de onde sai ou por onde vem o dinheiro, é vital separar as contas, tanto de entrada, quanto de saída, em planos de contas. Esses são grupos de contas que servem para identificar o tipo de valor recebido ou pago. Exemplo: Aquela blusa que saiu hoje de manhã foi venda ou foi troca? E as contas para pagar hoje são de que tipo? Impostos? Salários? Quanto você gastou de energia elétrica nos últimos 12 meses?

O plano de contas eu gosto de chamar de: “O QUE É PAGO” ou “O QUE É RECEBIDO”.

3. O CENTRO DE CUSTOS
Por último, mas não menos importante, separe suas contas por centro de custos. Eles podem ser divididos de várias formas. Podem representar cada uma das suas lojas, podem representar cada um dos setores da sua empresa, podem representar cada um dos eventos que sua empresa atende, etc. Ah! E você pode ter vários níveis de centro de custo. Ele serve para identificar quem gera a receita ou despesa, independente que quem paga, ou recebe.

O centro de custos é “O RESPONSÁVEL PELA RECEITA” ou “O RESPONSÁVEL PELA DESPESA”.

Ao identificar os pilares financeiros básicos na sua empresa, o seu controle vai aumentar significativamente, pois você vai conseguir avaliar cada fator separadamente ou em grupos, conforme for melhor para você. Se você ainda não usa os 3 pilares na sua empresa, que tal começar agora?

Precisa de ajuda? Entre em contato com a gente! Teremos muita satisfação em fazer o melhor pelo seu negócio!