O QUE É E PARA QUE SERVE A CONSULTORIA EMPRESARIAL

Quando pensamos em começar um negócio, logo partimos para a avaliação das nossas principais competências, nosso conhecimento de mercado, experiência profissional, e aquilo que sabemos e gostamos de fazer. Juntamos tudo em um “pacote”, verificamos a demanda de mercado para a nossa empresa que é “diferente de todo o resto”, com o produto ou serviço que “todos precisam”, e pronto: está feita a receita do sucesso.

O que existe nas entrelinhas – e não no nosso planejamento – são todos os aborrecimentos para abrir o CNPJ, escolher local, alugar loja ou sala comercial, contratar funcionário, assinar carteira, pagar o salário até o quinto dia útil, o FGTS até oitavo dia e o Simples até o dia 20. É conta atrás de conta, antes mesmo de começar a ver a cor do dinheiro, que virá 30 dias após primeiras vendas! Capital de giro? O que é isso? – “Na empresa que eu trabalhava era tudo tão simples. Era só vender. Fácil. Sou a melhor vendedora. Monto um negócio pra mim, viro concorrente e pronto. Pego todos os clientes daquela cretina da minha patroa.” Vai dizer que isso nunca passou pela sua cabeça, ou de alguém que você conhece?

Depois de 3 ou 4 meses, sem crédito com fornecedor, sem dinheiro para pagar o aluguel e já sem funcionário, pois as contas não batem, você começa a pensar que deve haver algum problema no bairro. As pessoas não entram na sua loja, não compram seu produto, não procuram seu serviço. E então você lembra daquele dia que pensou que tudo seria fácil. E agora? Hora de procurar uma consultoria, não é mesmo? Afinal, para que serve uma consultoria empresarial? Senão, para “salvar” aventureiros de primeira viagem.

Esse é um caso meramente ilustrativo, e espero, honestamente, que não seja o seu. Para facilitar seu entendimento sobre o momento adequado de contratar uma consultoria empresarial, vou listar algumas situações:

1 – VOCÊ TEM VONTADE DE ABRIR UM NEGÓCIO

Se você tem vontade de abrir um negócio e crédito disponível para investir, contrate uma consultoria para ajudar a encontrar o segmento ideal para você despender o seu tempo e seu dinheiro. A consultoria empresarial vai te ajudar a fazer um breve estudo de mercado, definir o fluxo de caixa que viabiliza a operação do negócio, o capital de giro necessário e o prazo do retorno do investimento. A consultoria empresarial também ajudará no seu posicionamento de mercado e na definição do melhor formato de compra e venda de mercadorias, ou serviços que sua empresa irá prestar.

2 – VOCÊ JÁ TEM UM NEGÓCIO, MAS NÃO VÊ RESULTADO

Se você trabalha, trabalha, mas não vê dinheiro no fim do mês. Pode ser que você esteja precisando de organização e padronização dos seus principais processos: administrativo, financeiro, comercial. Neste caso, uma consultoria empresarial vai auxiliar na organização e avaliação das atividades, retirando o que dificulta, ou provoca prejuízos e adicionando o que facilita e economiza tempo e recursos. Isso pode incluir pessoas, sistemas, planilhas, equipamentos, computadores, listas, etc. A padronização vai permitir a gestão empresarial de forma correta: planejar, executar, checar e agir. Assim, você verá os resultados reais, os motivos que estão trazendo esses resultados e onde é necessário agir para gerar resultados diferentes, como aumentar o lucro, por exemplo.

 3 – VOCÊ QUER EXPANDIR A SUA EMPRESA

Se você tem uma empresa e quer vê-la crescer e gerar mais lucro, sem desperdiçar recursos, nem correr riscos desnecessários, é hora de contratar uma consultoria empresarial para auxiliar no planejamento e execução desse novo formato. Seja para abrir uma nova loja, aumentar o número de clientes, ampliar o mix de produtos, ampliar a sua atuação geográfica, aumentar o “Market share”, implantar um novo departamento interno, ou até mesmo iniciar outro negócio paralelamente, com o investimento vindo da primeira empresa. Existem várias situações onde a consultoria empresarial é bem-vinda, por isso, na dúvida, não espere ficar sem saldo na conta para buscar suporte para a sua empresa. Entenda que cada um tem um know how, uma área de conhecimento e especialidade. Se a sua especialidade não está ligada aos processos, planilhas e números, busque ajuda, desde o início, para não correr o risco de ter todo o esforço de uma vida escoando pelos seus dedos, por não ter tomado uma decisão simples. Procure no mercado, peça indicação, encontre alguém que gere confiança e demonstre domínio sobre planejamento, ação e, principalmente, resultado.